a thread tem uma propriedade chamada "suspended".
se for true, a thread nao esta em execucao... vc tb pode suspende-la a
qualquer momento chamando o método "suspend" ou "Terminate"..
suspend = congela a thread.
Terminate = finaliza a execucao da thread
Ex:
if not MinhaThread.Suspended then
begin
     MinhaThread.Terminate;