Eu concordo com o Berdam, se forem relatórios muito complexos precisam ser
feitos na unha mesmo, não tem jeito. Concordo em desenvolver um editor
relatórios para aqueles layouts padrão, tipo listas com somatórios, totais e
sub-totais. Passou disso já fica complexo demais até para o usuário
desenvolver.

Acho que vale a pena algo que permita ao usuário no máximo trocar as colunas
de lugar, selecionar quais colunas aparecer, etc. O importante é permitir a
criação do relatório até um certo ponto, criar limitações válidas que não
deixem o aplicativo engessado demais e dê muita "corda" para o operador. Ou
seja, um editor de relatórios de nível intermediário.

--
Adriano Santos
http://twitter.com/asrsantos

    delphi-br-ow...@yahoogrupos.com.br