Eric,

Suponho que *o que você quer fazer*, seja possível, mas não *do jeito que
você quer*.

Executar programas em memória, sem que eles sejam carregados do disco (como
um executável) é possível através de uma Máquina Virtual. Não me refiro a
programas do tipo VMWare ou VirtualBox, mas a programas como a JVM (Java
Virtual Machine). Você deve saber que a JVM é um processo (.exe no Win) que
lê e executa programas Java "compilados", mas que não são executáveis.

Pois bem, o seu programa principal - aquele EXE que lê o banco de dados -
pode funcionar como uma máquina virtual, executando programas "compilados"
para a sua VM (Virtual Machine). Você não precisa criar uma VM, pode
utilizar linguagens de extensão que já possuem uma. Exemplos são o Python e
Lua (criada na PUC-Rio).

Já fiz experimentos nessa linha com Lua e Delphi juntos. No meu caso os
scripts lua eram armazenados em disco, compactados e criptografados, mas
poderiam muito bem estar num banco de dados. Outros colegas fizeram
experimentos com C e Python, C e Lua e C e Perl. A melhor linguagem de
extensão para as nossas necessidades se mostrou ser Lua, por ser pequena,
rápida e fácil de escrever.

Se você se interessar em trabalhar nessa linha, posso te passar mais
informações.

[]'s

--
Dirlei Dionísio
Novo artigo: O estágio "House" do bom programador

    delphi-br-ow...@yahoogrupos.com.br