Para o método SetFocus, seria melhor vc chamar direto o método. Por exemplo,
se vc estiver em um form, bastaria chamar

Self.FocusControl(edit1)

ou vc cria um método seu

procedure TForm1.SetFocusComponent(AComponent: TComponent);
begin
  if AComponent is TWinControl then
    TWinControl(AComponent).SetFocus;
end;

Que outros métodos vc precisa invocar? Praticamente todos os métodos comuns
entre os componentes visuais, estão presentes em TControl e TWinControl, que
são as classes base.

    delphi-br-ow...@yahoogrupos.com.br