Não vejo nada de ‘porreta’ nisso! Isso será, no final das contas, uma
verdadeira ginástica de scripts SQL que deverão rodar no banco de dados
para:

1)      Salvar os dados da tabela alvo em uma outra tabela temporária com a
mesma estrutura da tabela alvo;

2)      Dropar a tabela alvo do banco de dados, tomando cuidado com as
dependências que a tabela possui (triggers, stored procedures, constraints,
etc.);

3)      Recriar a tabela alvo em questão com os campos na nova ordem física;

4)      Copiar os dados que estão na tabela temporária para a nova tabela
alvo.

Não sei se existem bancos de dados que permitam, por meio de algum comando
previsto em seu respectivo SQL Engine, que permita definir a ordem física de
campos em uma tabela. Em todo caso, a ‘receita de bolo’ genérica é essa!

Porreta?!?!?!?

Sds.