Henrique, vai aí um exemplo de como eu uso aqui em minha aplicação.
Talvez te ajude.

 na declaração do mxml colocar a tag:

<mx:HTTPService
        id="dsPoema"
        url="http://url.aqui.com.br:8080/minhaAplicacao/servletPoema";
        useProxy="false"
        resultFormat="e4x"
        method="POST"
        contentType="application/x-www-form-urlencoded"
        showBusyCursor="true"
        requestTimeout="60"
        result="handleDsPoemaResult(event)"
        fault="handleDsFault(event)"

    </mx:HTTPService>
    <mx:XMLListCollection id="PoemaXMLLC"/>

esse exemplo usa tomcat na porta 8080 e o servlettPoema gera um xml de
poemas. Mas poderia ser qualquer coisa que gere um xml como resposta.
Creio que poderia ser um xml em seu HD tb. Estatico. De forma que quando
vc alterar ele na mão, e clicar algum tipo de refresh na sua aplicação
flex, aí ele deve atualizar o conteudo sem precisar recompilar nada.

a função de tratamento de resposta do HTTPService é:

private function handleDsPoemaResult( ev:ResultEvent ):void {
                var raiz:XML = XML(ev.result.toString());
                raiz = raiz.normalize();

                var temp:XMLList = raiz.response.Poema;

                PoemaXMLLC.removeAll();
                PoemaXMLLC.source = temp.copy();
            }

nesse caso aí de cima o XML de resposta esperado tem a forma:
<raiz>
<response>
<Poema Id="1">um poema</Poema>
<Poema Id="2">outro poema</Poema>
<Poema Id="3">mais poema</Poema>
<Poema Id="4">mais outro poema</Poema>
</respose>
</raiz>

minha função para mostrar algum erro de http:

private function handleDsFault( ev:FaultEvent ):void {
                if (ev.fault.faultCode == "Client.Error.RequestTimeout") {
                    Alert.show("A operação requisitada teve seu tempo
limite esgotado sem receber nenhum dado do servidor.", "Tempo limite
esgotado");
                }
                else if (ev.fault.faultCode == "Server.Error.Request") {
                    Alert.show("Houve um erro desconhecido de requisição
HTTP.\nTalvez o servidor não esteja operando normalmente ou sua conexão
até ele não está funcionando corretamente.", "Erro na Requisição HTTP");
                }
                else {
                    Alert.show(ev.fault.message, ev.fault.faultString);
                }
            }

para enviar alguma coisa pro servidor usando o HTTPService vc pode fazer
de varias maneiras. Aqui no meu caso eu envio um XML embutido dentro de
um POST, especificamente num parametro chamado 'dsRQ'. Para isso uso o
codigo:

dsPoema.cancel();
dsPoema.send( {'dsRQ': xmlcom.toString()});    // xmlcom é a xml a ser
enviada.

  já o processamento la no servidor aí é contigo. Vai depender de um
monte de coisas. Inclusive o proprio jeito de enviar pode ser diferente.
Isso que eu passei aí em cima é um jeito de fazer, mas não vai adiantar
nada se vc não ler a documentação e não entender o que faz cada coisa.
  espero que agora vc consiga deslanchar.

  forte abraço,

        Luís Eduardo.