Bem... eu não diria mesmo que tem que saber Java, C, C++ ou similares.
Mas é verdade que existem conceitos que todas estas linguagens possuem
que se você souber, provavelmente, será um melhor desenvolvedor Flex.
Dizer que você domina bem uma destas linguagens (e isto não é saber a
sintaxe ou conhecer a API) é um indício não uma prova de que a pessoa
pode ser um bom desenvolvedor Flex. Seguindo este raciocínio, se você
é uma pessoa sem formação em Ciência da Computação, não lê livros de
programação (não é o mesmo que livros-tutoriais de linguagens) e
sempre programou numa linguagem não orientada a objetos e não baseada
em componentes a probabilidade de você se tornar um bom desenvolvedor
Flex é menor.

Eu alterei o título do post para evitar confusões conforme os
comentários do Leandro.

[]'s
Beck Novaes