Com relação à formação acadêmica, meus quatro anos de Bacharelado em
Ciência da Computação não me ensinaram nem um terço que eu aprendi
sozinho nos livros e na vida prática.

Infelizmente, principalmente no Brasil, a distância entre o meio
acadêmico e o "mundo real" é muito, muito grande mesmo. Embora não
seja o melhor dos critérios não é a toa que algumas empresas têm
preferência por pessoas SEM Mestrado e SEM Doutorado. Eles alegam que
muitas vezes estas pessoas atrapalham por terem perdido o contato com
a realidade. A despeito do fato de que este tipo de generalização é
sempre arriscada, não há como negar que os indícios e a experiência
levam as pessoas a pensarem nisto com certa coerência.

[]'s
Beck Novaes