Eu concordo com o pessoal quando dizem que, ao cobrar um valor muito baixo,
estragamos o mercado. E isso é verdade.

Mas o cliente não é bobo. Ele sabe que o preço sempre é proporcional à
qualidade.

Por isso eu sempre defendo que o preço/hora é muito relativo. Depende de um
monte de coisas.

Exemplo: o cara é um programador "meia boca", é o primeiro projeto que vai
fazer, está desempregado, tem a mensalidade da faculdade pra pagar, água,
luz e telefone atrasados ... aí aparece um projetinho pra fazer ... é claro
que o cara vai aceitar fazer por 10/hora!

Agora outro caso: o cara é um programador nato, tem em seu portfólio grandes
projetos em empresas conhecidas, trabalha como CLT em uma multinacional e
toca 3 projetos diferentes em paralelo aos finais de semana ... quando um
projeto novo aparece, ele tem mais é que cobrar 100/hora mesmo! Afinal de
contas, ele é o cara e a demanda do está lá em cima. Se entrar o novo
projeto por um preço muito baixo, ele se complica com os atuais ... agora,
se o cliente topar pagar os 100/hora, é lucro! =)

Enfim ... o preço final depende muito de diversos fatores, principalmente do
domínio que a pessoa tem sobre o objetivo do projeto e das tecnologias
empregadas para desenvolvê-lo ...