Puxa, s0adex, pensei q vc estivesse brincando ... rs ... mas caso vc decida
mesmo ser um freela, lembre-se que pode ser muito rentável, mas também
exigirá muito esforço, principalmente no começo. Isso porque vc vai ter que
ampliar MUUUITO o seu networking ... sem ele, vc fica sem serviço!

Sobre as alterações que o Patrick falou ... realmente, elas são o
calcanhar-de-aquiles de qquer projeto ... o cliente sempre muda muita coisa
... é importante que tudo isto esteja no contrato, pq assim fica mais fácil
gerenciar o escopo do projeto ...

Estou lendo um livro onde o autor falou sobre o gerenciamento do escopo e
explicou o Teorema de *Jacques* ... é mais ou menos assim: vc contrata um
pintor para pintar as paredes do quarto. Quando ele acaba, vc aproveita que
a casa está toda bagunçada e manda ele pintar o teto e as portas também ...
"*já que*" vc pintou as portas, aproveita pra pintar as paredes dos outros
cômodos ... "*já que*" o pintor está lá mesmo, aproveita pra pintar o teto
do banheiro, e por aí vai ... tudo isso seria perfeito se não fossem
necessárias mais latas de tinta, se o tempo necessário fosse o mesmo e se o
pintor não cobrasse mais ... rs ... nos projetos acontece exatamente a mesma
coisa ... "já que" vamos implementar isso, aproveita pra colocar um
"botãozinho" que faz isso e isso ... rs ...