Olá Vínícios,

Sou novato por aqui, essa semana consegui resolver isso da seguinte maneira:

Criei uma funcção pra esconder as colunas
 dg.colluns[0].visible = false

Chamei essa função no createComplete no meu caso de um TitleWindow e quando
fui popular  o grid   marquei pra true e logo em seguida chamei a funcao pra
escoder novamente:

dg.colluns[0].visible = true
escondeColunas();

Espero te ajudado na minha primeira mensagem ao grupo...

Valeu.....