Eu faço também exatamente o que o Elvis disse, não é necessário
ocultar coluna pra pegar um valor dela, pois, o dataProvider fica na
memória, e é possível pegar qualquer dado que esteja nele usando o
meuDataGrid.selectedItem['propriedade'] (é assim ou do modo que o
Elvis disse), mesmo que a grid possua somente uma coluna.