Hmmm ... imaginei que era por isso ... eu faço assim: coloco no grid somente
as colunas que eu quero que sejam mostradas, e quando preciso pegar esses
valores pra enviar pra algum canto, uso
meuDataGrid.selectedItem.propriedade... no caso, essa propriedade
é o valor que é necessário usar, mas que eu não quero que seja mostrada ...

Sei lá, vai que essa "dica" ajuda alguém ... =)

Abraço!

Elvis