Ai está o exemplo que prometi... é só dar uma olhada na classe
flash.ui.Keyboard . Cada tecla tem uma constante e vc pode usar isso
como shortcut, no exemplo se vc aperta SHIFT ele muda a cor do
componente e se apertar ctrl muda de cor de novo.

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<mx:Application
        xmlns:mx="http://www.adobe.com/2006/mxml";
        layout="absolute"
        creationComplete="initApp()">

        <mx:Script>
        <![CDATA[
                import flash.ui.Keyboard;

                public function initApp():void{

tf.addEventListener(KeyboardEvent.KEY_DOWN,reportKeyDown);
                }

                public function reportKeyDown(event:KeyboardEvent):void
                {
                    trace("Tecla apertada: " +
String.fromCharCode(event.charCode) +
"(codigo:" + event.keyCode + " character code: " + event.charCode +
")");
                    if (event.keyCode == Keyboard.CONTROL)
                        tf.setStyle('backgroundColor',0xFFFF00);
                    else if (event.keyCode == Keyboard.SHIFT)
                        tf.setStyle('backgroundColor',0xFF0000);
                }

        ]]>
        </mx:Script>

        <mx:TextInput id="tf" />