bom... acabei fazendo da mesma maneira que o primeiro post dele...

public function buscaIndex(prString:String):int{
    var ind:int = -1;

    for each(var obj:Object in dpLista){
        ind++;
        if(obj.nome== prString)
            return ind;
    }

    return null;
}

combobox.selectedIndex = buscaIndex("Uva");

ai funcionou!

obrigado pela dica!

--
Atenciosamente