Cara, eu comecei a dar uma olhada na integração de um chat utilizando o
protocolo Jabber (tive de parar, senão não acabava o mestrado hehehe).

Te indico a tentar fazer algo com ele, "creio" (que por estar bastante
avançado) você vai ter de se preocupar menos com o serviço Jabber e

Sem contar que podes integrar com outros IM's (like Google Talk).

Dá uma sacada neste
tutorial<http://www.actionscriptdeveloper.co.uk/puremvc-tutorial-flex-puremvc-jabber-and-xiff-3-introduction>
.

Lembro também que estava vendo outro protocolo de comunicação, o JXTA. Ele é
um protocolo robusto, descentralizado, seguro, tem padrão aberto e ainda usa
XML.

Espero ter ajudado.

[]'s

--