Bruno,

Acho que vc está enganado... pelo contrário, Flex é assíncrono por
natureza... na verdade não tem como fazer um procedimento síncrono em
Flex, nem Air.
Tome AIR por exemplo, que te dá acesso direto a arquivos locais.
Se vc usa uma chamada para digamos ler um arquivo (file.load()), esta
chamada será sempre assíncrona. Um evento será disparado quando os
dados do arquivo estiverem carregados. isto é, imediatamente após a
chamada file.load(), nada ainda estará disponível.
EM outros ambientes, (PHP, ASP, C, VB, Delphi, ...), qdo vc executa um
'read', esta chamada é em geral síncrona por default. Quer dizer,
imediatamente após a chamada (read, load,...), os dados já estarão
disponíveis.

Nos casos de obtenção de dados de fontes remotas (HTTP, SOAP,
REmoting,..) então, nem se fala.

O que muita gente confunde com 'sincronismo' em Flex é o fato de vc
estar limitado a uma única chamada a um WebService, HTTPService ou
RemoteService quando este é definido via tag <mx:xxxxService />.
Esta limitação só existe em mxml. Com AS vc tem a classe AsyncToken
que te permite disparar múltiplas chamadas simultâneas para o mesmo
'serviço' (qqr tipo).

Eu tenho aplicativos com telas que tem dezenas de datagrids,
comboboxes, lists e forms, todos carregados remotamente e
simultâneamente de forma assíncrona.
No meu caso eu uso WebServices em função do meu backend que não
suporta remoting.

julio