Verdade Mário, tinha me esquecido do SQLite, que pode ser síncrono (e
que eu já usei para um projetinho pessoal).

Quanto ao mxml, como nós dissemos ele é sempre assíncrono. A diferença
é que com o mxml as transações tem que ser enfileiradas, isto é, um
send() de cada vez. Para permitir chamadas simultâneas vc tem que
obrigatoriamente usar AsyncToken com AS3.

julio