Olá Pergentino! Conheço esse teste, ele foi realizado pelo pessoal da
midnightcoders (mantenedores da weborb)
(
http://www.themidnightcoders.com/blog/2007/03/flex-remoteobject-vs-webservice.html
)

Então, pela a imagem q vc mesmo mandou, o RemoteObject está mais rapido que
seus "concorrentes", o que contraria a sua tese no seu primeiro e-mail.

Mário Júnior
Programador Java / Adobe Flex
http://blog.mariojunior.com