Fala Flavio, fala Ricardo, caras, fiz o código aew mas tb num deu
certo. ele da erro mesmo assim. Não consigo dizer o q acontece mas não
roda. e pra piora a comboBox fica escrito function{}
Apresentei meu protótipo sem a movimentação e com uma tela de cadastro
sem funcionar q era a q dependia dessa comboBox.
eu fiz os passos q vc falou mas mesmo assim continuou dando erro.
seguindo o que vcs falaram meu código fico assim:

mxml

 <mx:ComboBox x="570" y="81" dataProvider="{selecionaCat}"
id="cbCat"></mx:ComboBox>

AS3
public function selecionaCat():void {
                        roProduto.selecionaCat.send();
                }

                [Bindable]
                private function listarCategoria(event:ResultEvent):void
        {
          var selecionaCat:ArrayCollection = new ArrayCollection
(event.result as Array);
          selecionaCat.removeAll();
// se eu tira os // daki de baixo da erro. desse jeito q ta aki ele
num fala o erro mas tb num funciona.
//          selecionaCat = resp;

        }

 no remote object

 <mx:method name="selecionaCat" result="{listarCategoria(event)}"/

 php

function listarCategoria() {
  global $db;
  $rs=$db->Execute("SELECT * FROM categoria");

  $retorno['data']="";
  $i=0;

  while(!$rs->EOF){

//       $CatID=$rs->fields['idCategoria'];
     $CatNome=$rs->fields['Descricao'];

//     $retorno['data'][$i]['GridIdcat']=$CatID;
     $retorno['data'][$i]['GridNomecat']=$CatNome;

     $i++;
     $rs->MoveNext();
  }
  return $retorno;