Eu se fosse tu esperava pra ver se sai coisa melhor :oP

Se não, vamos tentar isso aqui (imagino que saibas trabalhar com esse
método, ok?)

No seu canvas, coloque algo do tipo:

override protected function updateDisplayList(unscaledWidth:Number,
unscaledHeight:Number):void{
            super.updateDisplayList(unscaledWidth,unscaledHeight);
            setActualSize(w,h); //ver explicação embaixo
        }

Onde esse w e h seriam os valores que precisa ficar. Podes pegar o
mouse com um mouseX ou localX, não lembro... Tem que olhar nos docs
setActualSize é uma forma que eu uso para mudar width e height dentro
do componente. Vais precisar de uma lógica ai, para saber o tamanho
certo...
Sobre a borda, olha como eu fiz aqui: http://www.gabriela.trindade.nom.br/?p=32