Não precisa colocar o caminho completo do servidor http....

coloque apenas
"amfphp/gateway.php" desde que o amf esteja em um subdiretório do .swf.

Exemplo:
aplicacao.swf
amfphp/gateway.php

Se estiver assim:
bin/aplicacao.swf
amfphp/gateway.php

Coloquem o caminho do service como: "../amfphp/gateway.php"

<endpoint uri="../amfphp/gateway.php"
class="flex.messaging.endpoints.AMFEndpoint"/>

Se vc mudar de servidor, se seu servidor for acessado por IP ou DNS (domínio)
vai funcionar igual automaticamente...

Os tutoriais ensinam a colocar o caminho completo as vezes para o usuário não
se perder, mas o ideal é não colocar isso.

Pois imaginem ter que compilar uma aplicação para cada endereço WEB, seria
impossível.

Atenciosamente
Jean Duarte