...deixando o romantismo centrista de lado é natural “proteger TI”
enquanto solução comum a todos (clientes e fornecedores)

...em relação a produtividade (já que falamos de fatores de produção =
(ferramenta + mão de obra)), dar autonomia para a ferramenta “falar
por você” vai tornar a linguagem/comunicação mais pragmática e
conseqüentemente a aderência entre uma ferramenta assim e um projeto/
equipe que segue uma arquitetura bem formatada é mais complicado,
imagine um sistema que gera interfaces dinamicamente, não imagine
ainda, pode piorar... imagine que esse sistema é comum (framework) a
outros sistemas...

...mas a outras formas de ser “interativo”