Eu acho que o argumento de "tente fazer igual em ajax" fraco.
Ninguém citou: compare o desempenho de Flex com ajax!

Escolher uma tecnologia é muito mais que um simples "tente fazer igual em
XXX".
Alguns pontos que deve-se levar em consideração:
- Sua equipe conhece Flex? E ajax? Fazer em ajax pode ser mais produtivo
dependendo do conhecimento da equipe nesses tecnologias. Existe uma
infinidade de frameworks que facilitam o desenvolvedor. [~Ridículo falar que
você não pode usar um framework como já citaram aqui. Se for assim não pode
usar Flex também. Faça tudo na mão em Flash.~]
- Quanto seu cliente está disposto a pagar? Fatalmente em Flex ficará mais
caro se colocar tudo na "ponta do lápis".
- É um sistema ou um web site?
- Qual a banda de internet média dos usuários? Flex requer uma banda maior.

Esses são alguns pontos... existe mais uma infinidade que se deve levar em
consideração.
Não existe um melhor que o outro.
Existe um que se aplica melhor em determinada situação.

Flex é muito bacana. Dá uma produtividade legal pra quem já conhece, tem um
visual muito bom e tem uma grande empresa por trás - adobe.

O meu recado é: não existe bala de prata.
E se eu não soubesse convencer alguém de usar uma tecnologia, fatalmente não
a usaria.

Gustavo Mendes
Analista / Programador  - NetSar Turismo
celular: 55 (32) 9195-7424
skype: gu.manso