O que eu quero é o seguinte:

Na minha aplicação tenho vários componentes, em telas diferentes, em
níveis diferentes... que compartilham o mesmo conjunto de dados.

Por exemplo, lista de bancos, existem vários componentes que lidam com
a mesma lista de bancos.

Então, o que eu queria:

Pensei em criar uma classe estática que tivesse nela uma propriedade,
que é o arraycollection com os bancos.

Nessa mesma classe eu tenho duas propriedades do tipo date, lastUpdt e
lastGet.

lastUpdt. Toda vez que no meu sistema eu modificar a lista de bancos
( ou seja, gravar, excluir ou editar um banco no banco de dados ) eu
iria gravar o memento dessa alteração no lastUpdt

lastGet. Ia guardar aqui o momento em que e fiz a ultima busca
( select ) no banco de dados dos meus bancos.

Então, como eu iria usar. Toda vez que fosse utilizar a lista de
bancos, eu iria pegar dessa classe estática. Se houvesse a minha lista
estivese destualizada ( eu saberia isso comparando lastGet e
lastUpdt ) eu iria atualizar antes de usar.

Como eu poderia implementar algo que fosse equivalente a isso?