Tentei fazer diferente, ao invés de retornar uma instancia do meu
arraycollection eu apenas criei um metodo refresh(), esse metodo ira
comparar lastUpdt e lastGet e se fosse necessário ira atualizar a
lista. Além disso, fiz minha propriedade com o arraycollection ser
pública. A inteção era fazer um binding da propriedade da minha classe
com o dataprovider dos componentes. Mas quando tento usar minha classe
para fazer o binding, da erro:

var addc:addconta = new addconta();
addc.addEventListener("criarconta",criarcontaListener);

//atualizo a lista
TipoContaProvider.refresh(); //Access of undefined property
TipoContaProvider.
// faço binding
BindingUtils.bindProperty
(addc,"tipoConta_dp",TipoContaProvider,"tipoConta_dp");//Access of
undefined property TipoContaProvider.

PopUpManager.addPopUp(addc,this,true);

Atualmente eu resolvo esse problema assim:

Dado dois componentes, eles tem um ou mais pais em comum. Não importa
onde eles estejam, na pior das hipóteses terão a app como pai comum.
Eu vou no pai comum de mais baixo nível, ou seja, o primeiro pai comum
de baixo para cima, e nesse pai comum eu faço a chamada remota, crio
os arraycollection e os faço bindable.

Depois eu vou decendo o nível, criando um arraycollection em cada
container, e fazendo o bing desse arraycollection com o
arraycollection do pai. E assim sucessivamente, até chegar no
container quem tem o controle que usa o arraycollection, onde eu faço
o ultimo bing do arraycollection para o dataProvider do controle.

Funciona perfeitamente, porém muito feio...