Julio, tentei fazer como vc falou mas não estou conseguindo usar.

Minha classe ficou assim:
http://pastebin.com/m3d8b49f8

E na hora de usar, estou tentando assim, mas sempre obtenho um erro na
hora da compilação

private function lbclick(e:ItemClickEvent):void{
        switch (e.label){
                case 'Criar uma nova conta':
                        var addc:addconta = new addconta();
                        addc.addEventListener("criarconta",criarcontaListener);

                        TipoContaProvider.getInstance(function
(ac:ArrayCollection):void
{this.tipoConta_dp = ac;}); // ERRO AQUI Access of undefined property

        TipoContaProvider.

BindingUtils.bindProperty(addc,"tipoConta_dp",this,"tipoConta_dp");
                        PopUpManager.addPopUp(addc,this,true);
                        PopUpManager.centerPopUp(addc);
                break;