Vou dar a minha opnião sobre o último email....

>Todo mundo aqui sabe que HTML é uma porcaria para se fazer aplicativos... fala
>sério... Mesmo com Ajax a coisa fica muito nojenta... somente alguns >gênios
>ridiculamente loucos (como google) conseguem fazer algo decente em HTML (e
>olha que mexo com HTML desde 94)

R: Realmente, o maior problema hoje em dia ao fazer aplicativos para a web está
em programar para o HTML. Já fiz algumas contas e cheguei a conclusão de que
cerca de 70% do tempo gasto anteriormente em meus projetos estava em "fazer o
HTML rodar igualmente na maioria dos browsers". Já imaginaram então o tamanho
do meu CSS? Com o Flex, isso deixou de ser um problema. Sinceramente, nunca
desenvolvi aplicativos para a web tão rápido e robusto usando Flex. No meu
ponto de vista, o HTML a princípio foi projetado apenas para exibir documentos
na web, só que aí começaram a fazer uma espécie de "mutação", projetando
páginas dinâmicas, etc...

>Qual a desculpa? Porque tem que ter o plug-in do Silverlight ou Flash? Fala
>sério... o Silverlight vem com o Windows Update (tá... brasil só tem Windows

R: Sinceramente, desconheço alguma máquina no planeta que acesse a web
tranquilamente nos dias de hoje sem ter algum plugin do Flash instalado...Pode
até existir, mas eu nunca ouvi falar....Então, concordo plenamente com o Kodel.

Quanto ao respeito da teconologia usada no backend, isso eu deixo a critério do
cenário da empresa. Eu, por exemplo, uso Delphi no backend pois já tinha uma
aplicação bem grande escrita em Delphi e não dava para reescrever em uma nova
linguagem. Não existiria "ganho" significativo nisso. Então, exportei algumas
rotinas já existentes para um webservice em Delphi e fiz o Flex consumir este.
Ficou bem legal.
Acho que a grande sacada do Flex foi esta de focar a arquitetura SOA (Service
Oriented Architecture, ou Arquitetura Orientada a Serviços). Imagina uma
aplicação de vários anos (um COBOL, por exemplo) em um mainframe necessitando
exportar suas funcionalidades para a web? Reescrever tudo? Ficaria muito
difícil.....

Falando em COBOL, já vi que é possível este tmb usar o Flex, uma vez em que já
existe o COBOL For SOA
(http://www.microfocus.com/AboutMicroFocus/pressroom/releases/pr2006110813300000.asp)
 uma arquitetura que publica os programas COBOL em webservices.

Logo, assim que as grandes empresas que usam o COBOL (e continuarão por vários
anos) para processamento massivo de dados, sacarem da idéia de usar o Flex,
poderão oferecer aplicativos BEM melhores para a web usando recursos
existentes...

Bem, resumindo: Flex no front-end e para o back-end fica de acordo com o
cenário da empresa.....

Att,
Rodolpho da Silva
www.essencialcode.com.br