Pra saber se consome mais eu teria que saber qual a alternativa.
Usar Singletons sempre tem o preço de nunca sair da memória, já que tu
não pode matar um Singleton.
Dá pra fazer um monostate, mais ou menos como o miso falou (um
monostate é uma classe com variáveis estáticas)

A moral é a seguinte:
1. sempre que possivel passar true para o parametro weakreference do
addeventlistener
2. remover o listener quando nao for mais necessario

Outra coisa que eu acho é que as vezes conforto vale mais que
desempenho. Por isso eu as vezes uso Singletons, porque eles são muito
confortaveis :0)