Massa Gabriela, ja que voce tocou nesse assunto ou vou falar
 como eu faço as minhas aplicações, ai voce ja me fala se to fazendo certo
ou errado.

Eu evito o maximo possivel usar listeners, entao eu faço o seguinte, quando
executo alguma ação como chamada de webservice ou chamar o banco eu chamo os
metodos todos da raiz principal. ou seja dos modulos eu acesso

parentApplication.nomedafuncao

o resultado eu deixo e uma variavel publica que tambem posso acessar em

parentApplication.nomedavariavel

Peguei isso de quando programava em flash com as famosas _global e _level,
assim eu consigo acessar sem problema nenhuma qualquer variavel de todos os
locais.

E uma ma pratica ? sempre estou disposto a melhorar;