a lista serve para isso debatermos idéias e concluirmos no fim.
como cada caso é um caso, Pimenta para 10 tabelas que nem tem chave composta
use o AIR mesmo.
olhe o http://www.vedovelli.com.br/   e o Eberton Consolim já deram
palestras sobre AIR no FlexMania e no FlexForKids.
com certeza eles podem lhe ajudar nessa fase de inicialização, procure por
eles aqui na lista ou até no google no caso do Eberton

abraço
bruno bg