Sinceramente eu acho que você está viajando sim. Acho uma tempestade
num copo dágua.

A primeira coisa é que precisamos diferenciar a linguagem dos
compiladores. A linguagem é algo mais abstrato que o compilador. O
problema que você está citando é do compilador não da linguagem.

Além do mais, é melhor você declarar a variável fora, pra não ter que
ficar repetindo as palavras var e XML várias vezes e deixar o código
mais limpo.

Mas você não deixa de ter razão, não deveria dar warning neste caso.