[cid:image001.jpg@01CBB62C.B3EDE640]<http://www.totvs.com.br/>

De: flexdev@googlegroups.com [mailto:flexdev@googlegroups.com] Em nome de Mário
Júnior
Enviada em: segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 09:51
Para: flexdev@googlegroups.com
Assunto: Re: [flexdev] Flex ou Html 5

Sinceramente, acho q html5 ainda é extremamente imaturo. Talvez eles deveriam
ver esses links (ou vc mostrar a eles):
- http://ishtml5readyyet.com/
- http://www.infoworld.com/d/developer-world/w3c-hold-html5-in-websites-041

Recentemente a Google anunciou q não irá dar mais suporte ao codecs de video
H264 (codec considerado padrao para o html5 usando a tag <video>). Na verdade,
a questão é q ainda não há definição sobre esse padrão, e nem há uma previsão
de qnd a W3C irá decidir, assim como outras inúmeras features do HTML5.

O próprio Canvas (<canvas>, que é a melhor/maior novidade do html5) ainda não
tem definição clara, pois a implementação atual é da Apple, e eles já tem uma
patente para isso (vide Intellectual property over canvas em
http://en.wikipedia.org/wiki/Canvas_element). Existe um "acordo de cavalheiros"
em q a Apple cederia a patente para a W3C, assim q a especificação for
concluída - em 2022 -, massss.... conhecendo oq já sabemos do tio Steve Jobs,
quem aqui poe a mao no fogo apostando nisso??? (eu não, hehehe) .. além do mais
em 2022 essa implementação de Canvas já estará muito obsoleta.

Também, HTML5 e Flash sao coisas bem diferentes... vamos falar sério, html5 é
para sites e não para apps.
O esforço q vc terá para fazer uma app em HTML5 será o mesmo esforço que vc tem
hoje para fazer a app com HTML4 + Javascript/CSS, até pq HTML5 em si ainda
dependerá desses dois caras (JS e CSS). HTML5 não faz animação, não faz
desenho, não tem script proprio (por isso depende de js) e não tem estilo (por
isso depende de css) ... oq há de diferente nisso em relação ao q temos hoje???
NADA!

Além do mais, a W3C demora muito para definir as coisas, como visto no primeiro
site q indiquei lá encima, a previsão da especificação final é para 2022... até
lá o Flash Player já estará na versão 15.8 gerando hologramas em 3D palpáveis e
até reproduzindo sensação de cheiro na máquina do cliente... HAHAHA! (sorry,
agora forcei d+)

Mas é sério... fico um pouco "triste" em relação ao pessoal da DataSul de
Joinville-SC que foram um dos pioneiros na adoção do Adobe Flex no Brasil, e
que agora, em poder da Totvs, terão todo o trabalho jogado no lixo.

Por outro lado, qnd a Totvs pensar "putz, demos um tiro no pé.. vamos voltar
para Flash Platform", estaremos nós aqui prontos a ajudar (e a lucrar também,
of course)

[]'s

Em 17 de janeiro de 2011 09:16, Helio Antonio Francisco Silva