bom, não sei se há uma maneira mais correta de se fazer isto, mas fiz
adicionando o mesmo handler do meu menu Tree ao meu ContextMenu:

_menuTree.addEventListener(MouseEvent.CLICK, handlerSelectFolder); //
menu tree
menuBtnRight.addEventListener(ContextMenuEvent.MENU_SELECT,
handlerSelectFolder); //menu de contexto

como estou passando dois tipos de eventos, recebo um evento genérico:

private function handlerSelectFolder(evt:Event):void{...}

se houverem outras sugestões são bem vindas.