Bom dia,

No caso do Progress com Flex, vc não tem saída, pois não tem como usar AMF.
Já trabalhei com Progress e Flex através de XML e o desempenho é muito bom.
Porém não há a troca de objetos como é feita com AMF. Você simplesmente
passa
parâmetros GET ou POST.

No caso do ZendAMF, ele é bem mais rápido e vc faz a troca de objetos entre
os dois
lados.

No começo o XML pode parecer mais fácil, porém com a prática, fazer a
comunicação
via AMF se torna mais fácil ainda... Atualmente estou utilizando o
CodeIgniter como
framework do lado PHP... e funciona tudo perfeitamente.

MInha sugestão: Se vc for trabalhar com PHP, use o AMF, é mais rápido e
seguro
do que utilizar o XML. Agora se for Progress não tem saída... XML na veia...

Abraço.