Só lembrando, Morfik gera um App tanto pra Windows quanto pra Linux e também
não tem porque se preocupar com multiplataforma, sendo que o site só
necessita de um navegador e não do Windows! Morfik por sua vez roda a app
gerada em qualquer navegador que tenha no mínimo suporte a HTML+Javascript
(até no Mac roda!).
Quanto a plataforma, regras de negócio e banco de dados, Morfik acessa
nativamente Firebird embedded ou não, via ODBC ou Suporte nativo para outros
BDs via Biblioteca Free ZeosDB, tudo isso são tarefas do servidor e não tem
porque não rodar no cliente! Agora a vantagem maior é que não precisamos de
outra tecnologia para isto, você pode escolher entre VB, C# ou Object Pascal
e compilar a aplicação gerando um serviço ou um plugin para seu Apache ou
IIS, e vamos além, Morfik pode consumir um webservice ou criar um serviço a
ser consumido por qualquer outro site feito em Flex por exemplo. Fiz alguns
testes utilizando Delphi(DataSnap/JSON) e Flex e ficou show mas agora com
Morfik estou ganhando muito mais em produtividade pois tenho o domínio
direto sobre o que estou desenvolvendo não precisando me preocupar com a
comunicação e muito menos adicionando uma terceira linguagem como Java ou
PHP para isto. Enfim, Flex é e será sempre uma das melhores soluções para
camada de apresentação, mas... Morfik é um futuro mais presente! rs

Carlos Eduardo Paulino
cadumi...@hotmail.com

Carlos Eduardo Paulino
Programador Delphi