On 3/21/07, Rodrigo Botana <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Mas quem está gerenciando o roteamento (NAT) é o roteador DLINK e não o
> FreeBSD. O FreeBSD é apenas servidor WEB. Quando é solicitado o endereço
> externo, vai para o roteador DLINK e nesse foi criada uma regra (através da
> interface de administração) para enviar todas as solicitações ao endereço
> externo porta 443 para meu computador interno que possui o FreeBSD.

A solução por DNS parece ser a mais interessante.
E você pode oferecer este acesso mesmo para os clientes externos,
registrando gratuitamente um nome DNS dinãmico (mesmo se seu
endereço IP for fixo), em um dos diversos serviços disponíveis[1], como
DynDNS, no-ip etc.

Os clientes internos podem usar um servidor DNS interno que pode ser
instalado no FreeBSD. Os externos vão usar o nome atendido pelo servidor
do serviço de DNS dinâmico. E, com um pouco de imaginação, você poderá
pensar em uma forma de usar o mesmo nome para os clientes internos e
externos, deixando a vida deles ainda mais fácil do que usando um end. IP.

[1]
http://directory.google.com/Top/Computers/Software/Internet/Servers/Address_Management/Dynamic_DNS_Services/