Marcelo da Silva wrote:
> INtaum qual a sua dica para aumentar eficiencia ???

Chega a um ponto em que é impossível.  Voce pode decuplicar a quantidade
de RAM que o desempenho e o ganho de rede não aumentam nada.

E muito antes disso, a diferença não vale nem o esforço de pensar no
assunto.

Não adianta, voce não vai conseguir aumentar o número de hits, e não
melhorar a velocidade de acesso dos usuários.  (Assumindo que voce já
tem uma performance razoável e uma taxa de hits aceitável)  Em termos
matemáticos, seria dizer que o ganho é assintótico.  Por mais recursos
que voce dê ao servidor, o desempenho tem um limite teórico.

Claro, voce pode não ter atingido esse limite, mas pelo que eu
acompanhei da discussão até agora, não acredito nisso.  Tenho colocado
squids com meros 16M de RAM e 512M de disco e não me parecem que seus
ganhos estejam ruins.  Em uma rede um pouco maior, tem 64M de cache_mem
e 1G de disco.  E o maior problema nessa máquina são as ACLs.  Se tirar
todas as ACLs, o tempo de resposta fica muito bom.

Em suma, não quero limitar sua criatividade e descobertas pessoais.
Faça as medidas.  Calcule o desempenho antes e depois de aumentar a
configuração de disco e memória.  Deixe pelo menos uma semana para cada
um, zerando o cache no inicio da medida.  Compare os tempos de resposta,
os hits em paginas e em bytes, e principalmente, se os usuários notam
alguma diferenca.  Faça vários testes.  Quando voce achar o joelho da
assintota, voce saberá onde parar...

O ideal mesmo seria melhorar o algoritmo de proxy, por exemplo, com a
tecnologia que está descrita em

http://ozlabs.org/~rusty/rproxy.html

A idéia é antiga (1999), e está mais atual que nunca.  Mas como diz a
página, com patentes envolvidas, não deve ir pra frente tão cedo.  Uma
pena...

                                        Jonny

--
João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - [EMAIL PROTECTED]