Rafael,

O FreeBSD tem uma filosofia um pouco diferente do Linux
nesse ponto.

No Linux você atualiza apenas o kernel e todo o sistema
continua o mesmo.

Já no FreeBSD normalmente se atualiza toda a base do sistema,
que compreendo o kernel e todos os outros programas e scripts
que formam a base (chmod, passwd e etc.)

É um processo um pouco mais complicado do que no Linux (a meu ver).

Quando ao momento certo de atualizar, eu penso assim:

- Se for uma atualização crítica do sistema, vale a pena, mas
   você ainda poderia optar por apenas aplicar os patchs
   e recompilar apenas o que está vulnerável.

- Se for alguma melhoria para algum recurso que você precisa.
   Por exemplo, imagine que você tem um servidor com vários
   processadores e uma performance perto do limite.
   Saiu uma melhoria na parte de SMP.
   Vale a pena atualizar.

- Se for uma versão muito antiga do FreeBSD onde alguns recursos
   já foram descontinuados (por exemplo, a versão 4 não tem mais
   suporte ao ports).
   Vale a pena.

Ou seja, se o servidor não está vulnerável e não há nenhum
outro benefício não vejo o porque atualizar.

Só aconselho a ter cuidado quando for atualizar um servidor
em produção.
Eu, particularmente, prefiro instalar uma nova máquina do zero
e depois fazer a migração do sistema, assim se algo der errado
você tem como voltar tudo para o estado anterior.

[]s
Ronan