Cara  acho que a diferença mesmo você percebe mais pela velocidade de
IO da controladoras sata e o HD. pois hoje tem controladoras rápidas
que estão conceguindo chegar junto com os scsi.

Tenho um scsi  seagate 10K 73GB numa adaptec 29320. e o  max que
consigu extrair dela  foi 12MB write e 26MB read.

agora em testes com uma controladora intel ICH8 sata2  e 1 HD Seagate
250Gb 7200RPM sata2 tb  ( hd reconhecido apenas como sata1 ) consegui
 27MB de read e  22MB de write avareage   picos de 69MB read  / 32MB
write

claro 1 hd apenas  agora com uma controlodora   com 6  entradas em
raid 1+0  deve ficar muito bom. tambem estou falando de hardware low
end   nao de SAS que nem quero olhar pra nao me decepcionar com o que
ja  tenho conseguido. rs