2008/2/8 Klaus Schneider <[EMAIL PROTECTED]>:
> [...]
> wireshark no windows...
>
> Não estou criticando aqueles que terminaram a ciência da computação, mas sim
> quem contrata alguém sem experiência nenhuma só porque esta "formado". Mesmo
> porque, acredito que todos que estão na lista e são formados, aprenderam a
> fazer o que sabem não na faculdade, mas na prática, com muito esforço. E o
> pior, muitos tem formação em engenharias não afins, arquitetura, química,
> física, matemática, e tem um conhecimento invejável mas não podem concorrer
> a vagas como essa, pq eles querem alguém com formação em ciências malditas

Esse é só o seu ponto de vista, e ele é altamente limitado. O que por
si só já serviria como um ponto auxiliar na tomada de decisão na
disputa por uma vaga. Reforçado pelo fato de que essa nossa profissão
não é regulamentada, não tem um conselho e não tem supervisão. Existem
em outras áreas profissionais auto-didatas tão bom quanto ou melhores
que os formados, mas por ser regulamentadas não tem esse tipo de
pedância frequentemente argumentada.

Por outro lado tem os malditos "auto-didatas" que só fazem merda e
ainda prostituem o mercado. "Porque vou te pagar X pra um firewall se
o zezinho cobra X/20 pro mesmo serviço"?

Então eu te pergunto, você que tem pelo menos 8 anos de experiência em
freebsd, solaris, unix, linux, windows, cisco, roteamento(bgp, ospf),
você certificados Sun, IBM, LPI, MSXX, CCNX, BSDA, etc? Se tem,
provavelmente tem vantagem com um mero formado em terceiro grau em
qualquer concorrencia por uma vaga, porque ao contrario do que voce da
a entender o mercado e os contrantantes não são tão topeiras assim.

Agora se voce tem 8 anos em sabe-deus-o-que, nenhum certificado e
sequer terceiro grau (sim, sequer terceiro grau, pra voce provar que
pelo menos sabe fazer uma derivada, ou se lembra de matematica da
quinta-serie), seus "8 anos de experiencia" são a sua palavra, contra
um diploma de um formado. E esse diploma pode não dizer nada,
dependendo da faculdade. Mas pode dizer muito, dependendo do mesmo
fato. E por ultimo, se o outro candidato tambem for experiente e
profissional da area, ambos com a mesma qualificacao, na hora da
tomada de decisao voce acha que pesa pra quem? "contrata o
não-formado, ambos tem os mesmos X anos de experiencia mas eu prefiro
os nao formados porque nao perderam seu tempo com o maldito curso de
CC".

Sinceramente rapaz, voce que nao expanda seus horizontes não. e eu sou
formado, e concordo que a porcaria da formacao nao representa hoje 2%
do que eu faço; mas não acho que foi uma perda de tempo me formar;

Afinal, a diferença entre alguem "bom no que faz" e outra pessoa "boa
no que faz" pode ser o fato "desse infeliz sequer ter o terceiro
grau". Acredite, ensino e educação não deveria ser algo "opcional"
nessa porcaria de pais, e tão pouco ser taxado de inutil e maldito. Um
povo sem educação fica assim, exatamente assim...

Muita prepotencia achar que seus 8 anos de experiência te tornam
melhores que um profissional recém formado. Não é uma referencia a
você, eu não te conheço. É valido pra qualquer pessoa, porque 8 anos
podem nao signifcar nada, e alguem recem formado pode ter feito mais
da vida do que apenas cursar uma faculdadezinha. E em todo caso o
segundo conseguiu concluir (ou curosu 90%, como no caso da descrição).

Isso tudo porque esse raio de profissão não é regulamentada...

So um detalhe: entrevistei um candidato que se diz ter 10 anos de
experiencia em FreeBSD e Linux (veja bem, é praticamente a idade
desses sistemas), e ao procurar sobre ele no google, descobri que ha
menos de 2 meses de acordo com o historico de uma lista, ele não
conseguia fazer um mero Qmail com simscan funcionar corretamente
seguindo um desses how-to de internet da vida. Bom, pra mim isso
ilustrou bastante o valor dos 10 anos de experiência.

Não me leve a mal, mas

http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2001-07/msg00651.html

Uma pessoa com 8 anos de experiência deveria conhecer tcpdump. E com
tcpdump "enxergaria" que o segundo desvio (divert = desvio em
portugues) não poderia ser pra rede falsa, ja que o pacote vindo da
internet nunca viria com destino a rede falsa.

De alguem formado em CC pelo menos, eu esperaria uma posicao mais "de
pesquisa" e descobriria algo tao intuitivo sozinho. Ainda que sua
experiencia fosse bem pouca.

Leva a mal não. Tudo tem sempre mais de um lado.