From: "Renato Frederick" <freder...@dahype.org>
To: "'Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)'"
<freebsd@fug.com.br>
Sent: Monday, January 05, 2009 4:03 PM
Subject: [FUG-BR] RES: [OT?] PFSense + Controle de Banda por IP

Você pode usar a interface WEB para fazer controle de banda. Inclusive a
interface já tem um wizard para limitar aplicações conhecidas, como P2P e
afins.
Única desvantagem que vejo com relação ao IPFW é que no ipfw você
simplesmente fala:

Ipfw add 1 pipe 1 all from 10.10.10.1 to any out
Ipfw add 2 pipe 2 all from any to 10.10.10.1 in
Ipfw pipe 1 config bw 100Kbit/s
Ipfw pipe 2 config bw 100Kbit/s

No ALTQ você terá um pouco mais de linhas, falando que na interface de saída
a banda é de "X" e que nela existem os queue "A", "B", "N".
e a soma de todos os queue não pode exceder a banda X.

Para o trafego entrante, a mesma coisa, porem na interface de entrada. :)

Seria algo assim, em modo texto:

altq on $ext_phy_if cbq bandwidth 8Mb queue { cliente_A  rede_interna }
queue cliente_A bandwidth 2Mb priority 4 qlimit 1000 cbq(red)
queue rede_interna bandwidth 8Mb priority 4 qlimit 1000 cbq(default,borrow)

pass out quick on $ext_if from  { 10.10.10.1 }  to any  queue cliente_A
keep state
pass out quick on $ext_if from { 10.10.10.0/24 }  to any queue rede_interna
keep state

Isto garante 2MB para o cliente_A mas permite que a rede interna "tome"
banda dele, caso ultrapasse os 8MB

O Script acima pode ser colocado no rc.d igual você fez. A vantagem de usar
o altq é que você vai interagir com os aliases que já existem na interface
web, facilitando a integração e evitando carregar mais um daemon.

Mas usar o IPFW também funcionará sem problemas, porém tem a desvantagem de
ficar "quebrado", sem a integração web :)

Abraços.