Welkson Renny de Medeiros escreveu:
> Exato, carreguei na mão.
>
> Eu lembro ter visto algo sobre IPFW+Dummynet no fórum do pfsense... mas não
> anotei o link, e agora quando procurei não acho... os links que encontrei
> agora só falam que dar problema no IPFW+PF e que as regras em dummynet
> (herdadas do m0n0all) foram migradas para ALTQ. Sei não, se alguém que
> participa mais ativamente do projeto puder dar uma opinião... eu acho que vi
> até o screenshot do webconfigurator com isso =) (pode ter sido em sonho)
>
> Por enquanto manualmente tem funcionado =)
>
> Welkson

Seguinte lendo o codigo do pfsense, versao 2.0 foi a que olhei, ele já
configura as regras e os pipes. conforme abaixo

if ($peruserbw && !empty($bw_up) && is_numeric($bw_up)) {
            $bw_up_pipeno = $ruleno + 40500;
            exec("/sbin/ipfw add $ruleno set 2 pipe $bw_up_pipeno ip
from $clientip to any in");
            exec("/sbin/ipfw pipe $bw_up_pipeno config bw {$bw_up}Kbit/s
queue 100");
        } else {
            exec("/sbin/ipfw add $ruleno set 2 skipto 50000 ip from
$clientip to any in");
        }
        if ($peruserbw && !empty($bw_down) && is_numeric($bw_down)) {
            $bw_down_pipeno = $ruleno + 45500;
            exec("/sbin/ipfw add $ruleno set 2 pipe $bw_down_pipeno ip
from any to $clientip out");
            exec("/sbin/ipfw pipe $bw_down_pipeno config bw
{$bw_down}Kbit/s queue 100");
        } else {
            exec("/sbin/ipfw add $ruleno set 2 skipto 50000 ip from any
to $clientip out");
        }

estes parametros vendo outras partes do codigo, poderá ser passado via
radius ou no user management, acho que a parte grafica não está pronta.
mas já esta no forno, agora os parametros corretos do radius, ai tem que
dar uma olhada + a fundo....

acho que é uma implementação para proximas versoes

Adailton Milhorini
HardOnline Internet