> Vendendo projetos de implementação e prestando suporte ? Alem destas
> opções obvias muitas empresas criam versões "limitadas" de seus
> softwares que distribuem de forma gratuita, e criam features avançadas
> pelas quais o usuário tem que pagar se quizer ter acesso.
>
> Edson

Srs.,

Eu acho que há uma confusão aqui...

Não se escreve um software por escrever, sem um objetivo, sem um problema a
ser resolvido, sem um nicho de mercado para se atender...

Assim todo software que hoje é open-source, eu pessoalmente acredito que
nasceu de uma necessidade comercial de alguem, que escreveu o software para
atender a um ou mais clientes, mas que depois disso a pessoa, muitas vezes
com um software muito bom nas mãos, acaba abrindo o código para não perder o
programa (sim programas guardados no fundo do guada-roupa são comidos pelas
traças).

Programas precisam de constante desenvolvimento, correções e novas features
para se manter "em forma" (e as vezes para se manter funcionando) e isso
muitas vezes custa caro (tempo, analise e mesmo dinheiro) e o open-source
muitas vezes supri parte ou todas essas necessidades.

Por outro lado, depois de certo tempo o open-source começa a abrir
(pequenas) portas pra você, você tem/pode ter seu trabalho reconhecido e
mesmo alguns convites inexperados (participação em outros projetos, doações,
muittttooooossss contatos! e até mesmo oportunidades de emprego).

Outra possibilidade é o desenvolvimento de soluções onde a empresa que
compra o serviço (que muitas vezes nem opera no segmento de TI) precisa
apenas da solução para determinado problema e você pode desenvolver,
melhorar e/ou corrigir algum open-source sendo pago para fazer isso (aqui,
acredito eu, se encaixam a maior parte dos trabalhos realizados pelos
desenvolvedores open-source).

Assim, acredito, ninguem vive de escrever código open-source, mas sim dos
beneficios que esse "modelo de negocio" apresenta.

Abraços e boa semana a todos,
Luiz
PS: claro que estou relatando o pouco que vejo e conheço desse mercado
(devem existir muitas outras possibilidades mundo a fora)