From: Sergio Oliveira Jr. [mailto:[EMAIL PROTECTED]]
Sent: Monday, November 20, 2000 10:11 PM
To: [EMAIL PROTECTED]
Subject: [java-list] Swing requer muita memoria RAM

Senhores,

Nao consigo rodar o JBuider, que eh feito em Java e utiliza Swing, numa
maquina K6-500 com 64Mb de RAM. Fica absurdamente lento.

Contrariamente do que algumas pessoas andaram afirmando nessa lista, Swing
apesar de ser lightweight ou peerless requer muita memoria RAM para rodar
como uma aplicacao Windows normal.

Esse comportamento ja era de se esperar, já que AWT utiliza JNI para
executar codigo nativo (os famosos Peers) e Swing eh 100% Pure Java, ou
seja, antes o codigo da interface era executado encima do microprocessador
(AWT) e agora eh executado encima da maquina virtual Java (Swing).

Não há dúvida que Swing oferece várias vantagens sobre AWT, como maior
flexibilidade, maior variedade de componentes, maior independencia de
plataforma, conformidade com o padrão JavaBeans, MVC e Look-And-Feel.
Entretanto em termos de performance, na minha opinião, Swing perde para AWT.

Talvez essa desvantagem não seja culpa da API do Swing, mas sim da própria
arquitetura da Máquina Virtual Java que talvez não se entenda muito bem com
o sistema de SWAP do windows. (A máquina virtual Java faz algum tipo de SWAP

ou deixa por conta do Windows ???)

Meu próximo passo é testar o JBuilder (e outros aplicativos Swing que se
mostraram extremamente lentos na minha máquina) numa máquina com 128Mb de
RAM, o que considero uma quantidade bastante acima dos padrões atuais para
desktops.

Essa é a minha opinião. Gostaria de ouvir outras opiniões de outros membros
da lista, mesmo que sejam contrária a minha.

Um abraço,

Sergio Oliveira Junior
http://chat.escola24horas.com.br/jato
http://chat.escola24horas.com.br/modichat