> Para fazer o mesmo em um ambiente distribuido já fica mais complicado... ai seria
> necessário usar algum meio de comunicação entre as JVMs para negociar a distribuição
> de hashCodes. Em http://www2.theserverside.com/patterns/thread.jsp?thread_id=4976 tem
> uma discussão sobre como gerar identificadores únicos globais...

Eu vi esse discussão, mas não gostei muito. Seu exemplo é bom de criar
um hash unico para objectors no mesmo vm. Num ambiente distribuido não
precisa ser nada mais complicado. Ninguem imepede que uso RMI para gerar
um hash único. Um ejb porderia chamar um methodo remoto que retorna o
has do objecto independente do vm aonde foi criado.

sven