> Oi Sven,
>
> gostaria de saber como eh, pois ateh hoje nao vi nenhuma
> solucao. Voce tem certeza que eles previram possibilidades como
> chaves com numeros ponto flutuante misturados a inteiros e aih
> vai? Particularmente acho pouco provavel...

Pois eh, como já falei, perdi parte da discussão po causa das férias.
Também eles não queriam falar tudo sobre o assunto, provavelmente por
que parte do codigo fonte seria proprietario borland/sybase.

> Existe uma forma de minimizar os conflitos (que ainda no meu
> ponto de vista sao inevitaveis) que eh criando um StringBuffer e
> depois retornando o hashCode do string que foi composto com as
> chaves. Essa solucao te dah um espalhamento no hash
> razoavel. Quanto ao container de um AS, ele conseguiria localizar
> o seu objeto sim. Basta que voce tenha implementado o metodo
> equals corretamente, aih sim verificando todas as
> chaves.

Claro que consegue, por isso tem a classe da chave primária, soh que a
busca usando o has dos objetos já instanciados seria muito mais rápido
não acha? Quando faz um methodo que retorna um Collection, provavelmente
dependendo do vendedor, mas o que entendi pelo menos no caso do IAS, o
hashcode é usado para identificar os objectos do PK igual num hashTable.
O que saiba é que hashing criando um hash único para cada chave é
chamado Minimal Perfect Hashing.

Tem alguns artigos sobre o assunto no JavaWorld e dr Dobbs.

> Funciona da mesma forma que os hashs convencionais (Map),
> onde ha conflitos e a existencia de um metodo equals corretamente
> implementado eh fundamental para o funcionamento correto.

No javaworld tem um artigo sobre hashing maps e hashtables usando
minimal perfect hashing.

Sven