From: "Zanata, Adalberto" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <[EMAIL PROTECTED]>
Sent: Tuesday, February 11, 2003 5:33 PM
Subject: Re: [java-list] Como acessar uma bibliioteca (.jar)?

> O import será feito da mesma forma fomo você faz com as outras classes.
>
> Faça o seguinte exercício (considerando que vc esteja utilizando o Windows
e tem o Winzip na máquina):

> 1) Abra o seu Winzip (ou coisa parecida)
> 2) Arraste o seu arquivo .jar para a janela do Winzip  (pode ser qualquer
arquivo .jar, .ear, . war, etc).
> 3) fazendo isso, você vai visualizar a lista de classes que o seu arquivo
.jar contém.
> 4) Ordene a lista pela coluna "path"
> 5) através disso, você pode obter a estrutura de pacotes que esse jar
possui. Daí fica fácil você saber o que
> escrever após o seu "import".
>
> O CLASSPATH diz apenas qual é o "root" ou "raiz" (ou roots ou raízes),
onde o compilador Java (ou o runtime)
> poderá encontrar suas bibliotecas de classes. A partir desse root, você
deve informar a estrutura de pacotes no
> seu import, de acordo com o que o seu arquivo jar possui.
>
> Se você já configurou o CLASSPATH ou utilizou a opção que o Celso te
passou, então basta fazer o seguinte:

> 1) suponha que você queira utilizar a classe Relogio.class que está dentro
do seu jar e vc  verificou que essa
> classe está disponível no path "minhasclasses\admtempo\" (de acordo com
exercício anterior).

> 2) Você poderá fazer a declaração do seu import de umas das seguintes
formas:

> import minhasclasses.admtempo.*;
>
> ou
>
> import minhasclasses.admtempo.Relogio;  // caso queira importar apenas a
classe Relógio.

> Espero ter ajudado.
>
> []s
>
> Zanata, Adalberto
> [www.espacoreverso.com.br]

isso editando a variável de ambiente
> classpath (como você faz isso depende do seu sistema operacional) ou
direto na linha de comando, usando o
> argumento -classpath ou -cp, que serve tanto para o javac quanto para o
java.
>   Exemplo:
>
>   javac -classpath algum-arquivo.jar *.java (para compilar)
>   java -classpath algum-arquivo.jar AlgumaClasse (para rodar)
>

>   []´s
>   Celso Junior
>
>   SJCP & SJCD

programas. o que devo fazer para