Aracele,

O processo de raciocínio (não necessariamente muito lógico) pode ser
ilustrado um pouco pela maioria dos episódios da série House M.D.
http://en.wikipedia.org/wiki/House_(TV_series)

<http://en.wikipedia.org/wiki/House_(TV_series)>O episódio padrão é assim:
1. alguém fica doente com sintomas X, Y e Z
2. os médicos dão o diagnóstico da doença T (pois X & Y & Z -> T)
3. o paciente recebe o tratamento para a doença T
4. o paciente não melhora ou surgem novos sintomas, portanto o diagnóstico
está errado
7. os médicos dão um novo diagnóstico e volta ao passo 3 até que eles
acertam o diagnóstico

Não é tão fácil relacionar com a lógica que eu ensino no 1o. semestre.
Talvez para alunos mais avançados...

[]s
Adolfo
Adolfo Neto