Didimo,

Na época de FHC eu era professor da instituição em que és aluno. Se você
estava lá nessa época (creio que não), concluo: ou és alienado ou és
ignorante, o que pode convergir ao mesmo resultado. O campus estava mais
pra um grande chiqueiro esburacado do que pra qualquer coisa. A maioria dos
professores da mesma, eram professores de faculdades particulares (estas
sim, em grande ascenção, graças ao ex-ministro Paulo Renato). Da mesma
forma, ocorria em muitas outras, Brasil afora. Não havia dinheiro para
infraestrutura, incentivo para capacitação e os salários estimulavam "pular
a cerca" (congelados por dez anos) e ir para as "privadas". Infelizmente
não estamos no patamar do primeiro mundo, mas garanto a você que diversos
centros daqui se equiparam a vários ótimos centros de formação e de
pesquisa, pelo menos os que conheço lá de fora.

Onde ensino, IFPB, a instituição passou por um grande avanço em diversos
aspectos e, posso lhe garantir, melhoramos muito no governo Lula. Conheço a
realidade de várias IEFS, mesmo porque fui professor de outras duas
universidades antes e, fomos, sim, muito beneficiados pelos investimentos
do governo.  Mas se você e outros colegas não trabalham em instituições
federais ou não partilham dessa visão, isso é uma questão que transcende à
lista e não cabe ficarmos aqui discutindo sobre isso, pois o objetivo da
lista é outro.

Apenas me preocupa profundamente que espécie de geração de alunos está
sendo formada por pessoas que debocham da desgraça alheia ou não tem
educação para discutir pontos de vista diferentes.

PS.: aproveitando a ocasião, afirmar no seu blog que José Serra é Marxista
é de um profundo desconhecimento histórico, sociológico e econômico, seja
de Serra ou de Marx - o que reforça o parágrafo inicial. A não ser que
refiras a Groucho Marx, o grande comediante.

Abraços

Marcelo Siqueira
PhD Candidate - Artificial Intelligence Group
Informatics Center - CIn
Federal University of Pernambuco - UFPE
Research Interests: Multi-Agent Systems, Ontologies and Software Engineering

"We are scientists. We don’t blog. We don’t twitter. We take our time."
Slow Science Manifesto - http://www.slow-science.org

—* Bear with us, while we think.*